top of page

Pode-se definir energia geotérmica como o calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Ela existe desde que o nosso planeta foi criado.
Abaixo da crosta terrestre, existe um manto composto por rochas líquidas a altas temperaturas, o magma. Nestas zonas, os depósitos ou correntes de água são esquentados pelo magma até temperaturas às vezes superior a 140 ºC. Quando a água ou vapor emergem através de fissuras na crosta, aparecem os gêiseres, as fumarolas e as fontes termais.
A exploração da energia geotérmica só pode ser feita em um número restrito de locais que normalmente são identificados pela presença de vulcões ou geisers (sprays de água quente).​

Usinas Geotérmicas:

Usinas geotérmicas usam poços para canalizar o vapor e água quente até a superfície onde é gerada eletricidade.
Usinas geotérmicas são muito confiáveis e podem operar 24hs por dia, a maioria das usinas de energia, só operam 95% do tempo.

Forma Dos Recursos Geotérmicos:

Das cinco formas de energia geotérmica, somente duas são usados comercialmente- reservatórios hidrotérmicos e energia da terra. As outras formas são mares pressurizados, rochas aquecidas e magma.


-Reservatórios Hidrotérmicos


Reservatórios Hidrotérmicos são grandes piscinas de vapor ou água quente presas em rochas porosas. Para gerar eletricidade, o vapor ou a água quente é bombeada para a superfície terrestre onde giram uma turbina de uma gerador elétrico. O Vapor é mais raro do que a água quente, sendo que cada um possui sua tecnologia diferenciada.


-Energia Da Terra


Nos lugares onde o calor da terra aparece próximo a superfície, se usa esse calor diretamente para aquecer casas e prédios, se chama tecnologia de uso direto.

Pontos Positivos:

É umas das mais benignas fontes de energia; mais barata que os combustíveis fósseis; a emissão de gases poluentes (CO2 e SO2) é praticamente nula; produz energia independente de variações como chuvas, níveis de rios, etc; a área requerida para a instalação da usina é pequena; estimula os negócios regionais; pode abastecer comunidades isoladas; baixo custo de operação, devido ao baixo custo do combustível; geração de empregos (mão-de-obra barata e especializada).

Energia Geotérmica:

Situação Nacional:

Um importante acervo de dados e informações técnicas sobre o potencial e a possibilidade do uso da energia geotérmica no Brasil encontram-se disponíveis nos Anais do Simpósio Brasileiro sobre Técnicas Exploratórias Aplicadas à Geologia. Nesse Simpósio, foram discutidos vários aspectos relacionados aos sistemas de baixa, média e alta entalpia, e a necessidade de se desenvolver um programa de pesquisa de âmbito nacional, visando obter uma idéia mais precisa sobre os recursos e sobre a potencialidade do território brasileiro em energia geotérmica.

Pontos Negativos:

É uma energia muito cara e pouco rentável; pode causar deterioração ao ambiente, ainda que a reinjeção de água seja feita; pode levar o campo geotérmica ao esgotamento; a energia deve ser posta em uso no campo geotérmico ou próximo dele; o calor perdido aumenta a temperatura do ambiente; emissão de H2S (ácido sulfídrico) com odor desagradável, corrosivo e nocivo à saúde; altos custos para reconhecimento e pesquisa do local.

Impacto Ambiental:

Durante os anos 60 a geotermia foi considerada uma fonte de energia limpa. Ao passo que a questão ambiental entrou no centro das atenções no mundo inteiro, descobriu-se que mesmo a energia geotérmica possui potencial poluidor no local onde a usina está instalada.
Apesar dessas usinas lançarem gases tóxicos que em grandes quantidades podem levar à morte, a poluição gerada por este tipo de fonte energética no ar, água e subsolo variam entre baixa e moderada. Por isso a geotermia é considerada uma das fontes energéticas mais limpas comparada às tradicionais.

bottom of page